user_mobilelogo
230419aAs Câmaras Municipais de todo o país acabam de ganhar um importante aliado para a maior qualificação de seus vereadores e servidores.

Trata-se da Rede Pro Legislativo, que organiza e transmite ao vivo para as Câmaras de todo território nacional, eventos com conteúdos de capacitação e atualidade do interesse público, com a participação de palestrantes do setor público e privado, especialistas, autoridades, jornalistas e acadêmicos.
O objetivo é preparar os legislativos municipais para uma maior produtividade, gerando mais resultados para suas comunidades com efetividade. E, de maneira democrática e inclusiva, permitir que pequenas cidades do país tenham esse acesso à formação técnica em suas Câmaras Municipais de forma simultânea aos grandes centros, sem investimentos dispendiosos ou sazonais. A Rede proporcionará agenda sistemática e de alto nível a baixo custo.
A Rede Pro Legislativo é uma iniciativa do jornalista Sérgio Lerrer, especializado em comunicação pública e legislativa. Os eventos são organizados pelo Portal Pro Legislativo (www.prolegislativo.com.br), fundado em 2011 e voltado para a cobertura da gestão legislativa com foco na modernização do setor.

Transmitidos direto de estúdio de tv em Brasília,os eventos são exibidos ao vivo em telões nas Câmaras Municipais, em plenários e auditórios. Os formatos são de seminários, fóruns, palestras e mesas redondas. A Interação de perguntas e dúvidas ocorre via chat. A Câmara Municipal transforma-se em verdadeiro polo presencial.

Conforme o tema, a Câmara Municipal poderá também convidar para os eventos outros poderes públicos locais, organizações sociais e cidadãos em geral, trazendo ainda mais representatividade para o debate.

A Rede Pro Legislativo tem a meta de se tornar a maior fonte de atualização e qualificação de vereadores das mais de 5.500 Câmaras Municipais do país. Lembrando que mais de 80% dos municípios brasileiros possuem menos de 20.000 habitantes, sendo que o déficit de quadros técnicos é um dos grandes impedimentos para o planejamento e desenvolvimento público local e até para o estabelecimento de parcerias com Governos e iniciativa privada. Há uma deficiência grave de boas políticas públicas e gestão pública eficiente e moderna.

230419ab


A programação - Os eventos/programas da Rede Pro Legislativo são transmitidos ao vivo, uma vez por mês, às quintas-feiras, das 14h às 17h.
A primeira transmissão aconteceu em 27 de março. Acompanhado ao vivo por 26 Câmaras Municipais de 8 Estados diferentes, o seminário teve como tema a formação técnica de vereadores e equipes para a fiscalização pública local na parte de contas de pessoal e obras públicas. Entre os palestrantes estiveram Auditores do TCU, Conselheiros de Tribunais de Contas e especialista em dados abertos.

A Rede Pro Legislativo visa promover uma transformação positiva nas Câmaras Municipais. É preciso formar talentos legislativos para uma fiscalização local de qualidade e para desenvolver políticas públicas. Municípios brasileiros em geral têm diversos desafios para dinamizar sua economia e gerar um círculo virtuoso na saúde, educação, segurança e ter boas práticas anticorrupção. Ou a Câmara Municipal e seus quadros se preparam para isso, ou poderão ser considerados não essenciais.

Os próximos eventos serão um Fórum sobre Boas Práticas de Prevenção à Corrupção no Poder Público, com participação de promotores de justiça e procuradoras do Ministério Público de Contas, e um Seminário sobre Políticas Públicas para a Educação Municipal, com participação de especialistas do Terceiro Setor, ONU e Governo.